Post by Fernando LePond on Oct 27, 2005 9:04:46 GMT -3
Banda: The Gathering
Album: Souvenirs
Categoria: Atmosferic / Gothic Rock
Ano: 2003
Nota: 10
Fala aí pessoal, sentiram falta dos meus reviews?
Decidí colocar o review desse CD aqui, pois sei que o pessoal aqui curte um som mais experimental, e de qualidade.
Começando, esse CD foi lançado meio que quebrando a propósta anterior do The Gathering.
Para quem não conhece a banda, resumidamente, é uma banda que começou nos primórdios dos anos 90, com um estilo mais Doom... com vocal masculino gutural. Foram lançados 2 CD's neste estilo. Após esses 2 discos, a carreira destes holandeses finalmente deslanchou com a saída do vocal, e a consequente entrada de Anneke Van Giersbergen, uma mulher muito linda por sinal, e com uma voz perfeita. Bom, com a entrada dela, a banda assumiu um estilo mais Gothic Metal (Lacuna Coil, Theater of Tragedy, Paradise Lost...) e foi pendendo para um som mais atmosférico, até lançarem este, que na minha opinião é o melhor da carreira deles.
Esse cd mistura Atmosferic, com Gothic, com Rock tradicional e com elementos inconfundíveis de English Rock (leia Radiohead). Neste CD, o diferencial não é a habilidade técnica, e sim extremo bom gosto e uma produção que beira a perfeição, com arranjos muito bem colocados, efeitos escolhidos a dedo e detalhes que marcam a música na sua cabeça.
Na primeira faixa, These Good People, contamos com arranjos feitos em piano, e detalhes precisamente colocados, junto com as variações emocionantes de voz. Passando para a próxima, Even the Spirits Are Afraid, deparamos com uma levadinha de bateria simples, porém é interessante como ela soa... é dificil explicar em palavras, elá é simples porém bem pensada, e novamente uma música repeta de detalhes e arranjos, e uma produção irretocável. Como puderam reparar já, detalhes e arranjos são o ponto crucial do CD, e não é diferente com Broken Glass, que ja começa com um efeito interessante, que junto com a voz de Annek, cria um clima meio pós-Renascentista, meio que de Claud Wsäk, que parece tirar os seus pés do chão... e o tempo parece passar mais devagar. A quarta música do play é a faixa de trabalho, You Learn About It, que começa com a voz dela, tão bem produzida, que parece que até mesmo a respiração dela está afinada e faz parte da música, e depois entra o instrumental niveladamente, apenas com violões acusticos, bateria tocada com a chamada "vassorinha" e um tema de baixo extremamente marcante. Aliás, baixo do the gathering é uma coisa interessante, é impossível imaginar as linhas de baixo de uma maneira diferente, pois como todos os elementos desse CD, parecem ter sido feitos um para o outro. Souvenirs, a faixa título, me faz sentir como se estivesse sentado na praia no inverno, com o tempo nublado, areia escura, um frio cortante, apenas observando o movimento crescente das ondas. É realmente impressionante os climas que eles conseguiram criar com tão poucos elementos. We Just Stoped Breathing é a música mais experimental do CD, sem dúvidas, me da até medo de ouvir, apenas pelo clima criado, um clima de reclusão, com elementos de Saxofone ao fundo, sons executados ao contrario, é interessante é muito bem feita, porém não ouçam enquanto dirigem, vocês podem perder a atenção na estrada. Nossa próxima musica é Monster, uma música que tem como elemente principal o baixo, com uma leve distorção, repleta de arranjos, e partes diferenciadas, e um refrão muito marcante, com mudanças de tons irreparáveis porém indispensáveis. Golden Grounds é aquele tipo de música hipnotizadora, que te deixa vidrado em um ponto, como se nada ao redor existisse, clima esse criado apenas com uma guitarra, detalhes eletronicos, uma levada de bateria viciante e claro, a suave voz de annek. A próxima musica está mais para trilha sonóra tirada de um filme de Trufau, intrigante, exótica.
A última faixa conta com uma participação de um Vocal masculino. A Life All Mine é perfeita para aqueles dias em que tudo o que voce precisa é ficar bebado, e o melhor, voce não precisa comprar a bebida, apenas oouça esta faixa e fique doidão.
Trocando em miúdos. Este CD é detalhado, uniforme, simples e complexo, atmosférico, intrigante, emocionante. É interessante como todos os detalhes se encaixam perfeitamente com o clima proposto, e como todos os arranjos são colocados exatamente onde não se espera, porém a musica simplesmente não existiria sem eles.
Tracklist:
1. These good people — 5:55
2. Even the spirits are afraid — 5:12
3. Broken glass — 4:59
4. You learn about it — 5:08
5. Souvenirs — 6:06
6. We just stopped breathing — 6:51
7. Monsters — 5:01
8. Golden grounds — 4:52
9. Jelena — 10:09
10. A life all mine — 5:07
Ouçam e depois me agradeçam