Post by Psycho on Jul 11, 2005 11:08:40 GMT -3
Então ca estou eu para resenhar o segundo album da banda que para mim é o quarto grande clássico do Opeth, sim, o Morningrise por mais que tenha sido apenas o segundo cd da banda, é um album fora de sério, é interessante ressaltar que martin mendez e martin lopes ainda não faziam parte da banda nessa época. Por mais que o baterista fosse bem competente e o baixista também, o maior destaque está nas guitarras de Mikael Akerfedt e Peter Lindgren.
Esse album tem fortíssimas influências de Iron Maiden em alguns riffs e influencias floydianas, death, bathory, entre outras milhares, dando uma mistura bem agradável. Um ponto forte de ressaltar é o tamanho das músicas, a menor música do cd tem 10:54 enquanto a maior passa dos 20. E tem apenas 5 músicas.
Nessa época, 1996, o Opeth já incluia bastante elementos acústicos em seus sons de Death Metal, sua marca registrada.
Advent é uma das mais belíssimas canções desse album (visto que tem só 5 neh?) mas também uma das mais belas dos trabalhos da banda como um todo. Tem riffs realmente pesados voz guturais arrasadoras, alias para quem conhece o Opeth de hj em dia vai estranhar um pouco os guturais do Akerfeldt que pareciam um pouco diferentes nakela época. Partes acústicas se fazem presentes a todo momento também, mas pouco se escuta da voz normal de akerfeldt.
The Night And The Silent Water, bela música, vários riffs pesados e também várias passagens acústicas, porém essa música não tem tanta potência quanto Advent. Destaque para uma parte acústica meio pro final da música que eu acho incrível, com batidas fortes de bateria imitando uma percussão.
Nectar é uma música bonita, mas também não chama muito a atenção. Muito peso, algumas passagens acústicas, sempre voz gutural de Akerfeldt mas nada de novo por aqui.
Black Rose Immortal, essa sim é uma pérola do metal, música totalmente diferenciada do começo ao fim, vários riffs a la Iron Maiden, várias passagens acústicas, algumas passagens até orientais, a música mais longa do CD mas que compete facilmente com várias outras músicas longas de todos os estilos possiveis, 20 minutos de muita loucura mto feeling, muito peso, é uma música sem dúvidas completa, junto com The Drapery Falls do Blackwater Park, essa é minha canção preferida do Opeth.
To Bid You Farewell, balada linda, nessa música nada de voz gutural, só voz normal de akerfeldt, e pouco se escuta de guitarras distorcidas, como de costume, uma balada cheia de dedilhados interessantes, fecha o cd com chave de ouro, uma das mais belas canções do Opeth também na minha opinião.
Nota: 8 (a produção desse cd ainda era meio precária, visto que ainda não era a Music For Nations que cuidava da imagem da banda e coisas do tipo, duas das 5 músicas não são la aquela pérola do Metal apesar de serem gostosas de ouvir, até hoje nunca ouvi uma música realmente ruim do opeth, mas algumas menos empolgantes sim)